Essa é uma grande dúvida de todos os jovens que estão finalizando o ensino médio.

Muitos de vocês estão se perguntando o que vale mais a pena não é mesmo?

A resposta assim como em investimentos é depende. Afinal de contas, tanto um curso técnico quanto uma faculdade possuem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo:

  • Valor do curso
  • Tempo de duração
  • Aulas explicativas vs Aulas práticas

Mas e então, quais são as diferenças das aulas em um curso de nível superior e em um curso de nível técnico?

Faculdade

Na faculdade há uma quantidade maior de disciplinas que você precisa cursar, e também um enfoque mais teórico. Isso acontece porque os cursos de graduação são de longa duração, desta foram há mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar sobre assuntos conceituais.

Os cursos de nível superior também focam em disciplinas relacionadas (sem aplicação direta), algo que não ocorre muito em cursos técnicos. Veja algumas destas disciplinas:

  • Ética
  • Legislação Trabalhista
  • Leitura e escrita universitária
  • Epistemologia

Via de regra, são disciplinas que não possuem relação direta com muitas das áreas de graduação escolhidas, mas não deixam de ser importantes.

A faculdade também possui um peso maior no seu currículo, além de que você pode fazer uma especialização ou mestrado depois.

Curso Técnico

O curso técnico tem a característica de ser mais prático e ir direto ao problema, sem muitos rodeios.

Normalmente o curso técnico prepara o aluno para trabalhar no mercado de trabalho atual, focando nas necessidades e no dia a dia das empresas.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Outro fato importante é que o curso técnico possui uma duração bem menor do que uma graduação.

A maioria dos cursos técnicos tem normalmente de 1.000 a 1.200 horas. O que torna necessário focar nas questões fundamentais, deixando de lado alguns conteúdos teóricos e pesquisas.

Há também o fato de alguns cursos técnicos terem um currículo muito específico, como por exemplo o curso técnico em produção de WebSites do Senac.

Uma das vantagens deste curso em específico, é que não há similares em cursos superiores. Isso acontece com uma grande variedade de cursos técnicos, o que os torna uma boa alternativa porque oferecerem esse diferencial da exclusividade.

Fazendo a escolha

Independente de qual seja sua escolha, é importante avaliar muito bem, seja o curso técnico ou faculdade.

Uma dica importante é que para os jovens que desejam entrar logo no mercado de trabalho o curso técnico é a melhor solução.

Uma dica que pode ser útil para você, é primeiro fazer um curso técnico para entrar no mercado de trabalho e depois procurar por um curso superior completo para adquirir mais conhecimento.

Cursos Tecnólogos

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Outra opção interessante que você pode considerar, são os cursos superiores Tecnólogos. Estes cursos tem uma duração média de 2 anos, e são considerados pelo MEC (Ministério da Educação) como um curso superior. Ou seja, com a graduação em um curso tecnólogo você pode fazer um mestrado ou doutorado.

Os cursos tecnólogos tem características de cursos técnicos mas são faculdades. A procura por este tipo de educação é cada vez maior e você não deve ignorar esta alternativa.

Na mesma categoria, há também os cursos a distância. Estas faculdades possuem o mesmo conteúdo de uma faculdade presencial com a facilidade de estudar de qualquer lugar. Mas isso ja é assunto para outro artigo…