Para você que ainda não me conhece e para você que já esteve por aqui, eu sou o Kléber Stumpf, e seja muito bem-vindo ou bem-vinda a mais um dos nossos artigos, que é mais uma conversa, a respeito de diversos assuntos sobre certificações financeiras. Hoje quero te ajudar a estudar melhor em menos tempo.

Muito é falado sobre como o nosso tempo é valioso, ainda mais nas horas em que estamos muito atarefados. E você deve saber o que eu estou falando, não é? Sabe aqueles momentos em que precisamos estudar muito mas também precisamos que o nosso tempo renda para que todo o conteúdo seja revisado? 

É bem nestes momentos em que a aflição mais nos atinge, visto que, os conteúdos de todas as certificações, seja ela qual for, gera muito aprendizado, porém é necessário muita disciplina. Contudo, o tempo é sempre o nosso maior inimigo.

É por isso que hoje eu te trago algumas dicas referentes a esse mistério que às vezes não conseguimos resolver. 

O que você precisa ter em mente antes de tudo é que não basta você estudar por horas e seu rendimento de estudo não ser bom, mas sim valerá mais se você estudar em menos tempo mas ter um rendimento muito melhor. Logo, não estamos falando em estudar em mais quantidade, mas sim, estudar com qualidade, e isso pode ser feito sim em menos tempo (relógio). 

Curso Online para Certificação CPA10

A prática de estudar

Toda vez que ouvimos alguém dizendo que não podemos parar – nunca – de estudar, podemos dizer que isso está cada vez mais correto de se afirmar. Isso porque o mundo está cada vez mais constante e não é a toa que se quisermos novas oportunidades ou conhecer melhor determinada área, é necessário mais educação e conhecimento pela parte de cada um. 

Quero dizer que isso significa a tal da atualização constante de aprendizado. 

A prática de estudar é uma das atividades que quanto mais focarmos na eficiência, maior será o seu benefício. Além disso, de acordo com a ciência, a prática de estudar muito é chamada por diversos especialistas de “overlearning”. E tal prática pode prejudicar o aprendizado, em razão de que a nossa capacidade de memorizar um conteúdo grande possui limite bem menor de estudo. 

Quais as melhores práticas?

Claro que, não existe nenhuma fórmula mágica que faça com que possamos estudar bem mais rápido e com mais qualidade, mas sim quanto mais prática e constante planejamento é possível conseguir otimizar o seu tempo de estudos, que consequentemente fará rendê-los.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Então para que você possa realizar os seus estudos com mais qualidade e em menos tempo, eu recomendo que você tenha foco e planejamento, assim cada vez mais produtivo será os seus estudos. Além disso, eu também separei algumas dicas específicas que te ajudaram a se preparar para as nossas queridas certificações, e ainda, são eficientes segundo conforme especialistas:

  • Otimize seu tempo: segundo especialistas, devemos estudar logo quando tivemos o contato com o material e não próximo à prova, pois a nossa retenção de conteúdo será bem mais eficiente. É sempre bom também que seu tempo seja dividido por cada conteúdo que seja necessário estudar, então planeja o horário certo para cada estudo;
  • Utilize material impresso: apesar de todo o meio eletrônico ser excelente, pesquisas sugerem que os materiais impressos possuem mais vantagem, visto que, ao escrevermos à mão estamos praticando o hábito de rever os conteúdos; 
  • Associe as ideias: ao invés de você escolher decorar, será mais fácil que se realize conexões, sendo possível uma associação para melhor memorização de informações que façam sentido para você;
  • Relembre, NÃO releia: se você fizer uma recordação daquilo que leu anteriormente, fechando seu caderno ou livro, a prática de memorização será melhor a longo prazo, pois ao reler, nossos pensamentos podem voar até para outros lugares. O mesmo pode acontecer quando se estuda em grupos, pois o engajamento a métodos de recordação e “ensinamento” em conjunto proporciona novos benefícios, logo, melhor rendimento;  
  • Varie os conteúdos: ao estudar é melhor que você varie os conteúdos, entre outros conceitos ao invés de apenas um. Por isso é importante otimizar o seu tempo, cada conteúdo possui o seu horário, como também é possível unir assuntos relacionados para o bom aprendizado; 
  • Busque um novo ambiente: pode ser até meio óbvio, mas é válido lembrar que as mudanças de local de estudo pode apresentar grande impacto em suas habilidades. Esse ambiente também deve estar preparado para que você possa realizar os seus estudos, assim a concentração no que é preciso aumentar em diversas vezes. 

Viu como não é tão difícil assim? Eu sei que há conteúdos nas diversas certificações que exigem bastante concentração e persistência, porém com força de vontade unida à estas dicas acima você vai se dar muito bem!

Conforme você vai praticando o ato de estudar, você verá que o seu rendimento irá aumentar. Por isso lembre-se que o seu tempo renderá mais se você tiver planejamento e sua programação já definida, ok?