Um dos principais indicadores para a avalição de uma empresa de capital aberto é o EBITDA ou também chamado de LAJIDA. Sim, isso mesmo. Este é um indicador fundamental para podermos analisar o desempenho das organizações e encontrar o lucro operacional da mesma. Porém, sem incluir as despesas de impostos, taxas, juros e depreciação.
Duas siglas, uma função
Para você compreender o indicador e como ele possui estes dois “apelidos”, vamos começar entendendo o que significa cada sigla.
- EBITDA: Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization
Note que a própria sigla já inclui toda a função deste indicador. Então, ao traduzirmos ao pé da letra teremos a sigla:
- LAJIDA: Lucro antes dos juros, Impostos, Depreciação e Amortização
Viu? É por isso que dizemos duas siglas e uma função, pois são duas siglas utilizadas no mercado e nas provas de certificação, contudo, elas são a mesma coisa.
Inclusive, por ser um indicador essencial para análises de empresas, o mesmo é bastante utilizado no mercado de ações. Pois possibilita a analogia entre organizações e setores diferentes.
Porque usar o EBITDA ou LAJIDA?
Usar esse indicador é como forma ideal de apresentar o cenário operacional da empresa. E palavras simples, é a melhor forma de verificar o quanto uma empresa é capaz de gerar dinheiro com o que ela realmente sabe fazer de melhor. Assim, se a empresa tem um bom EBITDA, ela está diante dos olhos dos investidore e pode ser adquirida e até efetuar uma melhora na gestão, caso seja necessário.

Download Gratuito
7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.