Fundos de Investimento CPA10

Divulgação das Políticas de Investimento

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Quando vamos analisar um fundo de investimentos qual é a primeira coisa que olhamos? O valor mínimo para aplicação?

Sim, com certeza esse é um dos fatores importantes mas, você ira olhar esse detalhe somente quando souber que tipo de fundo é aquele, não e mesmo?

Às vezes, podemos observar o rendimento nos últimos 12 ou 24 meses para ajudar a decidir… Porem, quando estamos convictos que queremos um determinado tipo de fundo procuramos a melhor aplicação seguindo aquela determinada forma de investir.

No mercado temos vários tipos:

  • Fundos multimercado
  • Fundos em Ações
  • Fundos Simples
  • Fundo Debentures
  • Fundo Cambial
  • Fundo em Renda Fixa

Entre vários outros. Poderíamos ficar aqui, falando sobre diferentes tipos de fundos de investimento, o dia inteiro.

Cada um possui uma politica diferente de investir. O gestor que for aplicar os recursos precisa se ater ao regulamento do fundo.

Para que não haja equívocos na hora de montar suas operações. E aplicar os recursos em determinados ativos que sejam relacionados ao regulamento.

Aproveitando o momento vou fazer a indicação de uma ótima leitura, o livro: Guia Prático de Finanças do Dia-a-Dia, do autor; Rodrigo Vargas.

Mais um livro sobre finanças pessoais! Em momentos de crise, acredito que seja uma ótima oportunidade de agregar conhecimento lendo mais sobre finanças.

Até hoje muitos brasileiros acaba perdendo controle de suas contas. Não ter o ritual de montar reservas, ou até mesmo fazer um planejamento pode acabar agravando as coisas.

É fundamental montar um planejamento financeiro, tanto para pessoas que vivem sozinhas ou em família. As finanças deveriam ser tratadas como matéria no colégio.

Fato que infelizmente não ocorre. Sedo assim, acabo utilizando esse espaço para ratificar a importância das finanças mostrando que até mesmo em casos de sérios problemas, como pessoas endividadas, ou sem emprego podemos achar soluções.

O e-book sai por menos de R$: 10,00! Não perca tempo!

Quando escolhemos por investir em um fundo de renda fixa, logo esperamos que o gestor de determinados fundos façam aplicações em papeis de renda fixa como:

Entre outros ativos. Caso ainda existe duvidas sobre os investimentos o investidor pode acessar o site da CVM para analisar a posição da carteira em determinado período.

Em artigo já publicado, mostramos onde acessar tais dados. É muito importante correr atrás desse tipo de informação uma vez que é o seu dinheiro que está em jogo.

Denunciar

Caso você já seja um cotista, e o fundo em questão, não esteja agindo de acordo com o regulamento do próprio você tem o direito de fazer uma denuncia a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Esse tipo de pratica vai contra os regulamentos da própria CVM, e estaria desrespeitando o regulamento interno.

Um gestor que administra um fundo cambial (dependendo do que está proposto no regulamento interno) não pode sair investindo em opções, o qualquer outra forma de derivativo, por exemplo…

Isso pode auferir ganhos acima da média porem ao custo de grande risco. Tais perdas poderiam prejudicar bastante seus cotistas, uma vez que os mesmos investiram em determinado fundo observando as politicas de investimento.

Vale lembrar que existem fundos que liberam os gestores para aplicar com alavancagem, ou em ativos diversos.

Curso Online para Certificação CPA10

Geralmente, isso acontece com fundos multimercado ou os fundos de Hedge. Esses fundos podem acabar se utilizando de vários tipos de instrumentos financeiros com intuito de potencializar seus ganhos, ou minimizar possíveis perdas.

Porem, isso tudo ocorre levando em consideração um risco razoável.

Resumindo

A politica de investimentos é uma das características mais relevantes de um fundo de investimento.

Se quisermos comprar cotas de um fundo de renda fixa, não vamos escolher um que está aplicando em ações, correto?

Download Gratuito

7 Dicas para conseguir sua Certificação Financeira

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *