Passei na prova! E agora, como ser Agente de Investimentos?

Hoje vamos conversar sobre como conseguir uma entrada no mercado após você ser aprovado na prova da ANCORD.

Ser aprovado nesta certificação te dá o direito de atuar em uma das profissões que está cada vez mais presentes no nosso país, a de AAI – Agente Autônomo de Investimentos.

Você está diante de uma oportunidade gigantesca, o número de AAIs no Brasil é minúscula em relação a países desenvolvidos como EUA e Inglaterra.

Já é sabido que tal profissão é regulada pela Instrução Normativa CVM (Comissão de Valores Imobiliários) 497 e suas principais atividades são:

  • Captar clientes;
  • Receber e passar ordens de investimentos;
  • Propagar ordens para o sistema de negociação;
  • Explicar e expor dados de produtos de instituições financeiras;
  • Apoiar e dar orientação nas relações com o cliente.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

E é por isso que existe a certificação da ANCORD, pois é só a partir dela que será possível realizar o exercício da função como AAI, que é quando é recebido o certificado para a qualificação para realizar as funções acima citadas. 

O que eu faço depois da aprovação para entrar no mercado?

Após ter realizado o curso preparatório para ANCORD e estar com o seu certificado em mãos, é importante ressaltar que para que você possa seguir a sua carreira e ser um profissional ativo no mercado, o primeiro passo que você deve fazer e que é obrigatório, é o registro e credenciamento junto à CVM.

Com esse registro realizado, a CVM encaminhará o processo e com o resultado de aprovação na prova, será possível conseguir autorizar a função.

Por isso que o primeiro passo a ser realizado é este, visto que, as formas fundamentais para ingressar em um escritório como AAI dependem da aprovação na prova e dos devidos registros e credenciamentos ligados à CVM.  

Realizada a primeira etapa é essencial que você tenha um currículo bem preparado e atualizado, lembrando sempre que a atualização constante em cursos e novas certificações é ideal para o bom andamento de sua profissão. 

E para entrar no mercado de trabalho como AAI, podemos pensar que o profissional possui vínculo com uma instituição financeira, porém, é sempre necessário recordar uma regra muito importante para a sua entrada no mercado nesta profissão: você consegue exercer a função como Pessoa Física (PF) ou Jurídica (PJ), em um sociedade simples.

A sociedade simples, visa mercados de escritórios onde são gerenciados por sócios exclusivamente certificados como Agente Autônomo de Investimentos.

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Mas também é possível – e o mais comum buscado por estes profissionais – é trabalhar como Pessoa Jurídica, onde a sua entrada nesse momento poderá ser de sócio da sociedade simples de um escritório credenciado em uma companhia participante do sistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, logo as instituições financeiros.

Só que se você pretende trabalhar sozinho, saiba que será necessário – por ser obrigatório – ser credenciado em uma corretora como também é imprescindível um local que você possa atender seus clientes, já que tem por função explicar, informar e auxiliar os mesmos acerca dos investimentos. 

Para compreender melhor

Então, para que você possa entrar no mercado como AAI, é obrigatória a aprovação na prova da ANCORD e o registro e credenciamento na CVM. Você deve ser um profissional que representa determinadas instituições para a venda de produtos e serviços de investimentos. 

E caso você queira se especializar ainda mais e querer trabalhar dentro de uma corretora deve-se realizar a prova do PQO da BM&FBOVESPA. 

Os Agentes Autônomos de Investimentos possuem uma função muito importante para o desenvolvimento do mercado financeiro nacional.

Pois, além de você poder entrar em uma sociedade simples ou abrir um escritório próprio, com o decorrer na sua vida profissional você verá que poderá transformar a forma com que as pessoas investem seus dinheiro já pensando no futuro.

Boa sorte!