Certificações Financeiras

Como recomendar investimentos de Liquidez

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 16 de março de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você acha que agora você vai descobrir qual é o melhor investimento do momento, sinto em te dizer mas você está um pouco enganado.

Na verdade o que veremos aqui é que como recomendar investimentos de Liquidez, que é um complemento de tabela. Há o encontro de um produto, porém, somos completamente limitados.

Isso acontece porque só o profissional de CNPI possui bastante liberdade, enquanto os outros profissionais são limitados a isso, por conta de um negocinho chamado API, a Análise de Perfil de Investidor, ou o termo, Suitability. 

Mas então, como recomendar investimentos de Liquidez?

Para responder essa pergunta para você é tranquilo. Basicamente, para recomendar investimentos de liquidez você precisa ter algumas informações fundamentais.

Tais informações irão te guiar na grande missão de recomendar um produto ao seu cliente. Lembrando o que cai no bolso dele e que esteja de acordo com o seu perfil de investidor.

E é aqui que colocamos em prática a API, e ao realizá-la encontraremos 3 perfis de investidores, majoritariamente.

Sendo eles: o conservador, que é aquele que está só preocupado em não perder sua bufunfa; o moderador, é aquele que até aceita perder uma graninha, mas quer mesmo é ganhar; e o agressivo, esse é aquele que possui 5% em Renda Fixa e já quer mesmo é ganhar dinheiro, porque se fosse pra gastar ele ia é comprar um carro, não é?

Curso Online para Certificação CPA10

Logo, estes perfis de investidores é que irão nortear e recomendar algo que tenha haver com cada um.  

O que deve ser observado?

Para que haja uma boa recomendação de produto é necessário observar 3 premissas básicas que caminham em conjunto com a API:

  • Liquidez
  • Rentabilidade
  • Risco.

Porém, como nosso título já diz, aqui veremos uma delas, que se torna uma das principais na hora de recomendar um investimento, a liquidez.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Liquidez

Ela nada mais é que a facilidade de você conseguir negociar um produto de investimento no mercado.

Quanto mais fácil converter um ativo em poder de compra sem perda, mais líquido será considerado este ativo. Agora, se já existe uma dificuldade em conseguir negociar este ativo, ele tem baixa liquidez, pode-se originar ofertas com preços abaixo do mercado.

Normalmente, produtos com alta liquidez possuem uma remuneração baixa, e produtos com uma liquidez menor possuem uma rentabilidade alta. Essa possibilidade de alta liquidez é bom para investidores mais conservadores, que querem poder ter a possibilidade de ter a sua disposição do dinheiro a qualquer momento. 

Então, produtos com maior liquidez, normalmente não apresentam uma remuneração considerável. Falamos aqui de Títulos Públicos Federais, de CDB com liquidez diária, LCI e LCA com vencimento próximo, entre outros.

E aí, agora você já sabe como recomendar investimentos de liquidez! Com estas teorias será muito fácil de colocar tudo em prática!

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Como recomendar investimentos de Liquidez”

Rosi Martins

Otimo

Poliana

Obrigado, Rosi! 😉

Visite meu canal no YouTube!

Adquira nosso curso completo para as provas da CPA 10.

Tenha acesso a todas as questões comentadas do Simulados TopInvest!

Siga a gnt no Instagram e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que possamos continuar com a educação financeira gratuita.

Tenha acesso aos materiais de estudos da TopInvest

Um abraço,
Kléber Stumpf