CEA - Certificação Especialista de Investimentos

Como o cenário econômico afeta os Investimentos Financeiros?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 30 de abril de 2020

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Todo mundo sabe que os Investimentos Financeiros são afetados pelo cenário econômico, porém é importante colocarmos isso no papel. 

Base de Investimentos

Para que você possa compreender pense nessa frase: Quanto maior o risco, maior tende a ser o retorno.

Já sabíamos disso, não é? Até porque é uma das frases máximas de toda a vez que falamos de investimentos.

Então, se as empresas, que emitem Debêntures e ações; e também o governo, que emite Títulos Públicos Federais, todo mundo precisa de capital. Ou seja, precisa de bufunda para financiar as suas atividades.

Por isso, quanto mais seguro for o cenário maior a facilidade de atrair capital. E quanto mais seguro for o cenário, menor será a remuneração exigida.

Curso Online para Certificação CPA10

E o contrário também é verdadeiro!

Durante a crise do coronavírus, quem em sã consciência quer comprar em Renda Fixa com uma taxa de 3,75%? 

Qual que é a facilidade de comprar um empréstimo nesse momento? 

Em tempos de crise, seja ela qual for, o cenário vira e ninguém quer emprestar dinheiro, mas sim segurar seu caixa. Visto que, ninguém sabe o que irá acontecer. 

Logo, este é um momento interessante para que possamos refletir exatamente sobre os Investimentos Financeiros e como o cenário econômico os influencia. Onde vínhamos de um cenário pujante com taxa de juros e risco baixo, e todo mundo queria comprar. Para uma crise do dia para a noite, onde ninguém mais quer investir, todo mundo quer segurar caixa e está difícil de captar recursos.

Se liga nesse exemplo!

Uma empresa de construção civil especializada em construção de rodovias. Quanto maior a capacidade operacional da empresa mais estradas teremos. Diretamente, isso representa mais empregos, mais impostos e mais desenvolvimento com a facilidade de deslocamento.

Portanto, quanto melhor o cenário, menor o risco, mais a empresa consegue captar e maior é o “ciclo virtuoso”.

Repare que nessa situação não existe um empresário malvadão, mas sim estão todos juntos. Desde o cara que está lá recebendo um pedágio que estava sem emprego, até o cara cheio da grana que viabilizou o projeto.

Todo mundo ganha! Pois é um círculo produtivo = virtuoso.  

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

A conta é simples

Na verdade, bem simples! 

O lucro da operação de construção de estradas deve ser superior a taxa de juros para possibilitar a viabilidade econômica.

Isso quer dizer que, hoje com uma taxa de juros de 3,75%, uma empresa deve ganhar no mínimo 5%  para pagar a taxa de juros, todos os seus gastos e ainda sobrar uma rentabilidade.

Com um cenário atual. O que quero dizer é que tudo pode mudar a qualquer momento, pois existe o círculo virtuoso, como também existe o círculo de desespero.

Captação de Recursos dos Investimentos Financeiros

Em relação a captação, a gente sabe que devemos captar através do Mercado Financeiro. Por exemplo, se a nossa empresa de construção de estrada irá captar recursos no mercado, ela deve captar principalmente através de Debêntures Incentivadas. 

Só que essa Debênture deve ter uma taxa de juros acordada que deve ser atrativa para o investidor e para a empresa que tem que manter a lucratividade.

Viu como o cenário econômico influencia os Investimentos Financeiros? E claro, essa influencia mexe com uma gama ainda maior até chegar a nós, consumidores.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *