Certificações Financeiras

CDB Pré-Fixado

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Quando resolvemos aplicar nosso dinheiro em algum ativo, temos em vista um bom rendimento.

Ao menos, procuramos por uma aplicação que tenha um ganho interessante.

A Caderneta de Poupança, atualmente rende algo perto dos 7% ao ano, isento de IR. Pouco, mas o suficiente para fornecer uma proteção contra a inflação, mesmo que modesta.

Já o CDB possui algumas formas de rendimento. Posso citar duas;

  • Pré-fixados
  • Pós-fixados

Nesse artigo vamos focar nos rendimentos Pré-fixados. Quem não gosta de saber exatamente o quanto vai ganhar na hora de aplicar?

Pois bem, observando esse interesse do homem em saber o quanto estará ganhando, os papéis prefixados acabam se tornando muito atrativos.

Eles não são oferecidos da mesma maneira que os papeis pós-fixados, mas existem e podem ser encontrados.

Até mesmo bancos de varejo possuem opções de CDB com rendimentos pré. Já os bancos menores, possuem taxas mais atraentes.

Lógico que existe a necessidade de se manter comprado no titulo por um período. Os CDBs com liquidez diária, geralmente não possuem opões no prefixado.

Fato que acaba tornando as aplicações com vencimento longo, às únicas nessa modalidade. O interessante é saber quando utilizar esse rendimento prefixado.

A hora já passou

Em 2015 tivemos uma inflação de 10,57%, muito alta, fazia tempo que o IPCA não ficava acima do teto da meta (6,5%).

Junto a essa inflação descontrolada, tivemos uma grande deterioração na parte fiscal ou seja, as contas públicas não estavam nada bem (ainda hoje temos grandes problemas) e isso fez com que a crise se agravasse.

Investidores tiravam dinheiro do Brasil, sem uma perspectiva de melhora. O mercado avaliava que o risco Brasil, estava aumentando.

A taxa Selic chegou aos 14,25% ao ano. Produtos de renda fixa estavam vendendo que nem agua, com rendimento superior ao 1% ao mês.

Papeis prefixados de pequenos bancos, poderia ser adquiridos pagando por vota dos 19% ao ano!

Ou seja, fazendo uma conta burra sem levar em consideração o juro compostos; o cidadão que investisse em um CDB com vencimento em 5 anos poderia ter o valor dobrado! Legal não é?

Mas então houve o impeachment e um “novo” governo assumiu o comando, colocando na mesa ações de austeridade e reformas fiscais para ajustar as contas brasileiras.

Tudo que o mercado queria ouvir! Então 2016 haviam iniciado com expectativa de quase 8% para o IPCA, e terminou com ele abaixo do teto da meta.

A perspectiva do juro, já estava rondando a casa dos 9% ao ano para o final de 2017. Com isso o juro futuro, também estava derretendo levando grande parte dos rendimentos prefixados.

Curso Online para Certificação CPA10

Hoje, um Tesouro Prefixado oferece algo próximo a 10% ao ano. Há um ano, o mesmo papel poderia estar pagando, algo perto dos 16% ao ano.

O momento já passou infelizmente, mas o Brasil ainda não está arrumado vamos ficar de olho se tudo realmente vai dar certo…

Finanças pessoais para muitos é um tema um pouco difícil de ser abordado não é mesmo? Não são todas as pessoas que se sentem a vontade em falar sobre gastos ou receitas.

Observando isso, vou indicar o seguinte livro; Mara Luquet: O Meu Guia de Finanças Pessoais.

A obra possui diversas informações sobre finanças, conteúdo que pode ajudar bastante o leitor.

Pré-fixado, precisa ser bem estudado!

Observando que o atual momento não é mais tão interessante para investir em papeis prefixados, sugiro ao investidor ficar de olho na próxima oportunidade!

Quando a inflação começar a mostrar as garras, isso quer dizer; os preços começarem a subir e o IPCA mostrar alta saindo do centro da meta, isso pode indicar o primeiro sinal de que algo não está bem, e de que o juro logo-logo poderá subir.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *