Este é o primeiro de uma série de artigos e vídeos para documentar um estudo sobre a aleatoriedade da Bolsa de Valores ao qual batizei de “Carteira Sorteada“.

Para você que está chegando agora ou até para você que já me acompanha aqui, eu sou o Kléber Stumpf. Trabalho no mercado financeiro há um bom tempo (não sou tão velho assim, ok? hehe) como professor e investidor, e sou fundador da TopInvest Educação Financeira.

E como todo investidor experiente do mundo (isso acontece com todos) eu já perdi muito dinheiro investindo na bolsa de valores, em derivativos, e em diversos outros investimentos como a renda fixa (sim, isso é possível). Como a grande maioria que começa no mundo dos investimentos cai em muitas armadilhas de rentabilidade fácil, trades, e atalhos que se mostraram inexitosos. Porém ao longo destes mais de 10 anos como investidor eu aprendi muita coisa com a prática e as centenas de milhares de cursos e eventos que frequentei ao longo da carreira.

E vou te dar uma chance, se você é do tipo que não gosta de ler. Se liga nesse vídeo tudo o que está nesse material:

Minhas Inspirações

Mesmo perdendo dinheiro nunca parei de estudar sobre o mercado financeiro até encontrar alguém que realmente poderia me ensinar como ganhar e sobreviver no longo prazo. Um dos meus maiores exemplos e mentores se é que posso chamar assim foi o Maurício Hissa, autor do livro Filosofia Bastter de Enriquecimento. Mais conhecido como Bastter, o Maurício é um grande divisor de opiniões com seus ensinamentos e seu jeitão muitas vezes antipático. Porém, como o site mesmo intitula é um grande amigo para que o pequeno investidor possa aprender mais sobre esse mundo e investir com qualidade e como começar a investir e ganhar dinheiro a longo prazo.

Outras grandes fontes de conhecimento que não posso deixar de citar que realmente valem a leitura são os livros:

Um dos maiores ensinamentos que aprendi a duras perdas ao longo desses anos foi de que “trade” não funciona, “DayTrade” então, só para enganar os novatos e análise técnica, muito pouco. 99,9% desses que falam sobre trade e especulação financeira ganham realmente muito dinheiro mas não são muito diferente dos analistas que estão mais preocupados em vender corretagem, cursos, assinaturas e produtos do que realmente ensinar como ganhar na bolsa valores a longo prazo.

Não acredita em mim? Não tem problema! Não fui eu quem falou e sim a mais confiável universidade Brasileira.

Um estudo da FGV (Faculdade Getúlio Vargas) pasme, em conjunto com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) resume um estudo acadêmico de cinco anos na seguinte frase: “Viver de especulação diária é quase impossível, mas tem cada vez mais…”.

Este material faz um estudo completo analisando a taxa de sobrevivência dos especuladores que realizam daytrade, de escolas de análises técnicas, e muito mais sobre trade. Foram considerados todos os tipos trade… trade de ações, trade de opções, ou seja, tudo o que existe nesse mundo. Clique aqui para ver na íntegra o estudo da FGV.

O estudo demonstrou objetivamente que quase ninguém sobrevive disso ao longo prazo, e para não dizer ninguém, são menos de 1%. Tá mais fácil estudar medicina ou passar em concurso público não é mesmo? Então, nós podemos deduzir que está muito mais difícil essa situação do que você conseguir se formar em Economia, ou fazer concurso para policial federal, dentre outros. 

Isso é uma coisa que nós que trabalhamos nessa área e que está no mercado faz tempo, sabemos que estes assuntos podem ser uma ilusão, mas como diz no estudo, além de ser quase impossível, existe cada vez mais, porque as pessoas acabam ficando muito iludidas com esses negócios chamados de trade.

E a minha missão aqui com a utilização deste estudo é desenvolver junto com você uma prova pública e concreta de que a aleatoridade do mercado financeiro é soberano através do experimento do macaco.

Bora conhecer o macaco misterioso que será o analista da nossa Carteira Sorteada?

Mas que macaco é esse?

Você já deve ter ouvido falar alguma vez na sua vida, que existem vários e vários estudos, onde um macaco com aleatoriedade vence do ser humano. Há diversas referências relacionadas a estes estudos, inclusive sendo apresentados pela própria mídia, falando destes experimentos realizados com o nosso parente distante.

Estes estudos mostram que um Macaco, fazendo escolhas de ações completamente aleatórias e ao acaso obtém uma rentabilidade superior aos melhores profissionais do mercado financeiro que estudam no exterior, possuem centenas de certificações, diversas medidas de risco, índices estatísticos e muito mais.

Estes experimentos mostram que quanto mais mirabolante e cheio de teorias matemáticas é a análise que fizemos em determinada ação, menor será a eficiência do investimento que realizamos. Portanto eu sempre digo que o que nós fazemos na bolsa de valores é uma mistura de arte com bom senso, sempre pesquisando empresas boas que dão lucros e que possamos virar sócios da empresa ao longo prazo.

Porque agora?

Ok, eu já sabia desses fatos a algum tempo. Então porque fazer esse estudo agora? Como tenho estado cada vez mais presente no Instagram da TopInvest para trazer mais conteúdos para vocês e também me relacionar com o pessoal do mercado esbarrei com um perfil incrível chamado: Monkey Stocks no Instagram. Eu recomendo muito que você siga este perfil, pois é um perfil hilário e descontraído com muitos ensinamentos sobre o mercado financeiro. O perfil sorteia aleatoriamente 5 ações e vai comparando com as recomendações da XP Top Picks, o desempenho do Ibovespa, Nova Futura e Terra. A maior de todas as piadas é que sem sombras de dúvidas você irá adorar o macaco Zé que eles colocam em cena, afinal… ele vence a competição. 

Eu me apaixonei pelo “Macaco Zé”, porém estes estudos (digníssimos e com propósito louvável) da página são apenas teóricos. Nada de errado com isso, mas não mete a mão na massa. São levados em consideração os preços de abertura e preços de encerramento, contudo não leva em consideração os “trades” da vida real.  E o que eu quero te propor é realizarmos exatamente o mesmo procedimento toda a semana só que desta vez na real life.

Isso mesmo! É bem tranquilo e fácil, pois é só você colocar no mesmo site que o Monkey Stocks utiliza, o Sorteador, e colocar sortear 5 números entre 1 e 62 (que é o número de ações na Ibovespa) e TODA segunda-feira, a partir 19/08/2019, nós iremos entrar nesse site e realizar o sorteio destas ações.

Após isso na sexta-feira no final da tarde quando encerra o mercado, ou nas segundas pela manhã (vai depender da minha agenda profissional, porque não é fácil, né hehe) eu vou liquidar as ações sempre a preço de mercado.

Objetivo do Estudo da Carteira Sorteada

O objetivo principal deste procedimento é fazer um experimento totalmente aleatório, mas de inteira forma prática, isto é, negociando, comprando e vendendo as ações. 

Só que para que isso possa acontecer eu vou estabelecer algumas regrinhas básicas que serão nossos processos operacionais. Calma pessoal, não é nada muito sério, é apenas para tudo funcionar!  

As regras

Participarão do sorteio as ações que compõem o índice Ibovespa na data do sorteio/aporte (índice que leva em consideração as ações mais líquidas da B3);

Toda a semana serão sorteadas 5 ações para a Carteira Sorteada (porque até um macaco sabe que é necessário diversificar) aleatoriamente pelo site: https://sorteador.com.br/;

O experimento tem início efetivo no dia 19/08/2019 sem data determinada para acabar;

Todos os sorteios e operações da carteira serão filmados e postados no canal do YouTube e no Instagram;

Para a efetividade do estudo serão aportados R$1.000,00 na corretora Clear, devido a taxa de corretagem ser zero e TODAS as operações serão realizadas a taxa de mercado;

Após 6 meses faremos um estudo comparativo com o Ibovespa e os principais fundos de ações disponíveis nas corretoras e de valores e bancos;

Esse programa é um ESTUDO para demonstrar a aleatoriedade e ilusão do Trade e Day Trade conforme constatado em estudo da FGV em conjunto com a CVM;

NENHUMA DAS OPERAÇÕES É RECOMENDAÇÃO DE COMPRA OU VENDA, TRATA-SE APENAS DE ESTUDO. 

PS: Esse estudo prático é uma evolução do perfil @monkeystocks que realiza o mesmo estudo desde janeiro de 2019, porém apenas de forma teórica. 

Assim, pensando na evolução e novas maneiras de praticar mais ainda os nossos conhecimentos acerca do mercado financeiro, este nosso estudo vai nos abrir a mente e mostrar outros caminhos de investimentos e negociações com recursos e verificações do início ao fim desses nossos rounds

E o principal, vamos deixar de pensar um pouco fora da caixa e começar a pensar como macacos!

Ps. Qualquer dúvida sobre a Carteira Sorteada fique a vontade para deixar nos comentários abaixo.