Muitos jovens, universitários e até pessoas com um pouco mais de experiência acham que a carreira em finanças está limitada aos bancos.Porém, essa idéia não poderia estar mais enganada. Só para introduzirmos o assunto é possível trabalhar como Gerente Financeiro em uma empresa, agente autônomo de investimento, corretor de seguros, planejador financeiro, correspondente bancário, analista de investimentos e muito mais.

Existem inúmeras outras opções nas quais você pode trabalhar. E ganhar muito dinheiro.

Para introduzir o assunto de carreira em finanças de forma mais dinâmica veja este vídeo onde falo sobre as outras carreiras do mercado financeiro.

O nosso mercado financeiro tem muitas outras oportunidades de atuação que são incríveis. Oportunidades inclusive que você pode ganhar muito dinheiro e trabalhando muito menos.

Vamos muito além do Bancário x Agente de Investimentos

Corretor de Seguros

A primeira dessas carreiras alternativas que vamos abordar é o corretor de seguros. Você deve estar se perguntando: Mas o que corretor de seguros tem com finanças? Muito mais do que você jamais poderia imaginar!

O problema é que quando falamos de seguro as pessoas geralmente lembram apenas do seguro do carro e algumas vezes no seguro da casa.Esse é um grande equívoco. Afinal, estes dois ramos são uma parcela ínfima do ramo de seguros. Só para você ter uma noção algumas das profissões aceitas como experiência profissional para fazer o CFP são:

  • Bancários
  • Corretores de Seguros
  • Agentes Autônomos de Investimento

A prova do CFP é realizada pelo instituto Planejar, e referência em profissionais de planejamento financeiro.Existe um ramo muito grande nos seguros. Alguns dos ramos que mais concentram as oportunidades de seguros são o seguro de vida, previdência privada, planejamento sucessório e muitas outras coisas super interessantes.

Somente o corretor de seguros é habilitado a vender seguro de vida por exemplo, que é um dos instrumentos mais eficazes de planejamento sucessório.

Outro produto de investimento em que os corretores de seguros são especializados é a previdência privada. Por mais que este seja um produto também vendido em agências bancárias é o corretor de seguros o grande especialista sobre este produto. Até porque vale lembrar que, previdência privada é um seguro e não um investimento, tanto que não é pago o imposto de ITMCD em casos de herança.

Planejador Financeiro

No Brasil as carreiras mais tradicionais são de Médico e Advogado. Já nos EUA no mesmo patamar temos os planejadores financeiros. A carreira de planejador financeiro exige a certificação CFP. Não caia nesse lance de “Coaching em Finanças”. Esse profissionais muitas vezes não tem a qualificação necessária para ajudar clientes com demandas específicas. Para atuar como educador financeiro, é necessário um conhecimento muito mais amplo do que aquele de uma faculdade de Economia ou Administração. Por isso existem essas certificações, para atestar a qualificação profissional.Além de um plus, as certificações vão possibilitar uma maior confiança, metodologia e facilidade para atuar como planejador financeiro principalmente com famílias de alta renda. Minha intenção não é desmerecer ninguém, mas sim ajudar a todos a melhorar sua qualificação. Afinal, como apaixonado por finanças meu sonho é levar a educação financeira de qualidade ao maior número de pessoas possível.

Correspondente Bancário

Garanto que você nunca nem imaginou em ser correspondente bancário. Então aqui vai um Spoiler, financiamento imobiliário. Hoje em dia a grande maioria dos financiamentos imobiliários não são feitos pelas agências bancárias. Estimo que aproximadamente 90% dos processos são encaminhados pelos correspondentes bancários.

Os correspondentes trabalham em diversos lugares que você nem imagina. Podem estar dentro das agências bancárias, imobiliárias, casas lotéricas, supermercados, financeiras que vemos pela rua, garagens de automóveis….Afinal por que diabos o garagista pagaria a um terceiro para fazer o financiamento se ele mesmo pode fazer e o cliente já assina na hora e ja sai com o carro?

Além da remuneração de vender o carro, a loja ainda recebe por vender o financiamento!

Correspondentes bancários estão em todos os lugares!!! Como você já viu, não trabalha-se somente crédito imobiliário.  Existe uma ampla gama de produtos. Só para você ter uma ideia, veja uma pequena lista:

  • Crédito Consignado
  • Abertura de Contas
  • Cartão de Crédito
  • Financiamento Imobiliário
  • Crédito para Negativados
  • Empréstimo Pessoal

Consultor de Projetos

Acredito que essa seja a carreira mais desconhecida. Consultor de projetos. Essa carreira acaba andando lado a lado com a de perito judicial. Aqui vai um exemplo, digamos que você quer construir uma fábrica e precisa crédito. Para liberar o valor de crédito (normalmente grandes somas de dinheiro) o banco vai exigir que você apresente um projeto de viabilidade econômica. Este projeto deve ser assinado exclusivamente por um economista.

Existem ainda os processos judiciais, processos trabalhistas, processos administrativos que exigem um perito. Esses peritos podem ser economistas, contadores, e em alguns casos um administrador de empresas. São atividades que a grande maioria dos que estão no mercado de trabalho não dão muita bola.

Mas existem muitas oportunidades incríveis. Principalmente agora, em um momento de juros cada vez menores.

Gestor de Fundos de Investimento

Para atuar como gestor de fundos de investimentos você precisa da certificação financeira CGA Anbima.

Alguns anos atrás para ser gestor de um fundo de investimentos era coisa de outro planeta você. Você precisava ser um Alien, porque não tinha nem onde encontrar o conteúdo de estudos. Quando por um milagre você encontrava, os preços eram insanos ou conteúdo desatualizado. Até mesmo para você abrir um fundo precisava de milhões de reais.

Com a evolução do mercado financeiro hoje não é difícil encontrar cursos da CGA com valores acessíveis, atualizados e bem completos. O valor mínimo para abertura de um fundo é de no mínimo R$1.000.000,00 (um milhão de reais). A instrução CVM 555 trouxe a também a possibilidade de o próprio fundo distribuir as suas cotas. Isso possibilitou o surgimento de startups muito legais como por exemplo a OiWarren.

Hoje é bem comum também que as corretoras de valores tenham os próprios fundos como é o caso por exemplo da XP Investimentos, Rico e também as corretoras dos bancos. Mas, com essas novas facilidades nada impede que você abra seu próprio fundo de investimentos. Aqui no sul temos uma gestora independente incrível chamada Quantitas, o OiWarren e diversas outras.

Fundos de Pensão

Outra oportunidade de carreira em finanças está nos fundos de pensão. Com a reforma da previdência muitos estados, municipios e até mesmo empresas estatais estão criando seus próprios fundos para garantir a qualidade de vida na melhor idade para seus colaboradores.

Com a iminência da reforma da previdência diariamente surgem novos fundos de pensão tanto das esferas públicas como Associações (OAB) ou mesmo em grandes empresas como a Vale, Petrobrás, Banco do Brasil e outros. Quase todas essas grandes empresas tem um fundo de pensão.

Assim seus colaboradores não vão depender somente do INSS. E não são somente as empresas públicas. As grandes empresas privadas também tem fundos de pensão como por exemplo a gigante AMBEV, Gerdau, Random e diversas outras.

As oportunidades da Carreira em Finanças

Neste conteúdo nem entrei no detalhe de auditor ou mesmo consultorias em geral. Essas são atividades comuns e tentei manter o foco em coisas fora do comum.Como você pôde ver ao longo desse texto e vídeo, as possibilidades das carreiras em finanças são colossais. Agora, é importante se atentar que o nosso mercado financeiro é muito regulado. Em vista disso, existem diversas certificações sendo as mais comuns sendo:

  • Anbima CPA-10: Voltada para bancários
  • Anbima CPA-20: Voltada para bancários no segmento de alta renda
  • Anbima CEA: Voltada para bancários que prestam assessoria aos gerentes do banco
  • Abecip CA-300: Correspondentes bancários do segmento imobiliário
  • Abecip CA-600: Bancários que atuam no segmento de crédito imobiliário
  • AAI da Ancord: Requisito para os agentes autônomos de investimento
  • PQO da Ancord: Qualidade operacional para agentes de investimento
  • CFP da Planejar: Planejadores Financeiros

E ai? Qual carreira e certificação você vai se dedicar?