Já falamos anteriormente sobre as especificações da Previdência Social, mas agora vamos partir para mais uma das previdências brasileira.

Antes de mais nada eu quero te dizer uma coisa: lá na nossa apostila e nos conteúdos têm um negócio que chamamos de EAPC e que cai frequentemente na prova.

Essa sigla significa Entidade Aberta de Previdência Complementar. E por mais que seja poucas questões, pode sim cair em sua prova e você deve saber. Isso porque, na sua carreira é muito importante que você consiga vender um pacote de previdência a um clinte.

Características da Previdência Complementar Aberta

  • Previdência Complementar Aberta (Fiscalizadas pela SUSEP). Dentro desta previdência existem mais dois tipos de caras: VGBL e PGBL;
  • Previdência Complementar Fechada (Fiscalizadas pela PREVIC).

Mas, como elas se organizam?

Antes que eu te explique isso, preciso te perguntar: Um plano de previdência pode comprar ativos financeiros?

A resposta é NÃO, né galera?

É por isso que as características da Previdência Complementar Aberta se organizam de modo que são constituídos em um FIE, o Fundo de Investimentos Especialmente Constituído. Logo, seus ativos financeiros ficam neste fundo.

Sendo que, este fundo não paga Imposto de Renda Come-Cotas.

Curso Online para Certificação CPA10

Taxas da Previdência Complementar Aberta

Além disso, uma das características da Previdência Privada Aberta é as duas formas de taxa de carregamento que nelas existem. Sendo elas:

Taxa de Carregamento:

  • Esse tipo de taxa se torna um tipo de percentual “morto”, pois, varia entre 0% e 10%;
    O objetivo é comercial e cobre despesas administrativas, emissão de documentos, pessoal, lucro, etc,;
  • Pode ser cobrada na entrada e/ou na saída;
  • IMPORTANTE! IMPORTANTE! IMPORTANTE: A taxa de carregamento pode ser cobrada na entrada ou na saída SOMENTE sobre o valor da CONTRIBUIÇÃO. Ou seja, somente sobre o aporte. Visto que, é um sistema de capitalização.

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

Taxa de Administração:

  • Lembra que os ativos devem ficar dentro de um FIE? Então, assim como os Fundos de Investimentos normais possuem taxa de administração, o FIE também possui. E aqui ele é o valor que remunera a administração do FIE;
  • Valor expresso ao ano e cobrado pro-rata dia;
  • Incide sobre o patrimônio alocado no plano da EAPC;