Certificações Financeiras

Canais de Distribuição de Renda Variável

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 7 de novembro de 2019

Cursos Anbima, Ancord e Abecip com Desconto

Milhares de brasileiros, uma vez ou outra, já devem ter se perguntado… Como eu posso comprar uma ação?

Aonde eu vou deixar ela? Fica em uma conta bancaria, vira um contrato, uma apólice? Como isso tudo funciona?

Nesse artigo vamos falar sobre os Canais de Distribuição de Renda Variável, em especial sobre ações.

Como as ações chegam ao mercado?

A empresa que pretende abrir capital na bolsa de valores precisa estar enquadrada como S.A (Sociedade Anônima).

Antes de capital fechado… agora ela irá virar uma sociedade de capital aberto. Existe toda uma burocracia que precisa ser feita para analisar se existe a viabilidade para tal.

Não são todas empresas que conseguem efetuar a abertura de capital. A uma serie de procedimentos que devem se seguidos para conseguir acesso ao mercado.

A CVM, e a BM&F Bovespa, são responsáveis por fazer o canal de distribuição das ações. Mas não serão diretamente delas, que o investidor irá comprar as ações.

Em geral, as companhias acabam recorrendo ao mercado atrás de capital. Quando uma firma abre parte de suas ações para a bolsa, muitas pessoas vão comprar essas ações pagando certo valor.

Essa quantia vai entrar para a empresa em questão. O valor captado pode servir para financiar novas pesquisas, ampliação do negocio, ou até mesmo, dinheiro para o fluxo de caixa.

De quem vou comprar as ações?

Depois que todos os envolvidos pela distribuição, acertarem as condições e valores para efetuar a oferta publica, o mercado irá receber os prospectos da oferta. Depois do prospecto existe um curto período de tempo separando o inicio da oferta publica.

Falar sobre investimentos, sendo renda variável ou fixa, é sempre muito interessante para todos da Topinvest!

Porque não indicar um livro? Aumentando ainda mais o conhecimento de nosso nobre leitor! A obra: Os mitos do dinheiro: o caminho para a sua independência financeira, do autor; Gabriel Torres.

Todo mundo tem o direito de sonhar, não é verdade? Agora imagina não depender mais de emprego, simplesmente, viver de renda aproveitando cada dia como se fosse o ultimo, legal não é?

Adquirindo o livro supracitado, o leitor poderá ter uma noção de como alcançar tal façanha tomando os cuidados para sempre manter o valor do dinheiro conservado.

Curso Online para Certificação CPA10

Protegendo o capital das oscilações da inflação e mantendo o poder de compra durante todo o período.

Envolvidos na Distribuição

Já falamos sobre a CVM(Comissão de Valores Mobiliários) e a BM&F Bovespa. Existe ainda a figura das instituições financeiras, que vão devidamente, fazer a oferta de compra das ações.

A empresa não vai parar direto na bolsa de valores. Primeiro a instituição coordenadora, vai realizar a oferta e aguardar que os investidores se manifestem, comprando lotes de ações.

Geralmente, existe um valor mínimo para participar de tal reserva. Não é possível comprar por exemplo duas ações da companhia. Os lotes são negociados em no mínimo 100 ações.

Só por mera curiosidade, outros ativos financeiros também podem ser distribuídos dessa forma…

  • Fundos imobiliários;
  • Fundos de participações;
  • Debentures;
  • ETF;

Caso a primeira oferta de ações não conseguia vender todos os lotes, ou seja, ainda existir ações para serem vendidas a instituição coordenadora ira realizar uma segunda oferta e assim por diante, até consegui vender todas.

Terminando a oferta

Agora sim! Depois de terminado a oferta, as ações podem ser negociadas na bolsa. Os investidores que compraram os ativos poderão negociar os mesmos no mercado.

Por se tratar de uma nova empresa, alguns investidores observam a oferta publica como uma maneira de especular em uma possível alta.

Ocorrendo essa valorização, eles podem vender auferindo um bom rendimento logo no inicio das negociações da empresa.

Podemos citar aberturas de capital, que geraram bons lucros no inicio; Facebook, e o mais recente, Snapchat.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *