Ansioso para essa black friday?

Você é daqueles que está louco para economizar muito com aqueles produtos que você estava namorando o ano inteiro ou já não acredita nenhum pouco nessa história porque já se sentiu enganado?

Afinal de contas, é uma black friday ou black fraude?

Nos EUA a black friday tem descontos que fazem os consumidores transformarem o dia em feriado, tirarem o dinheiro do seu bolso e comprar de tudo o que podem.

Empurra empurra na porta das lojas antes da abertura é comum e até mesmo algumas brigas.

Já no Brasil a história não é bem assim tanto que o dia da promoção ganhou um apelido negativo o “black fraude”. O que nos leva ao questionamento, afinal de contas é uma Black Friday ou Black Fraude?

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Isso ocorre porque muitas vezes às lojas aumentam absurdamente o preço de um produto no dia da promoção para dar um desconto nele e fazê-lo ficar no mesmo preço que estava antes.

No ano de 2012 quando a super promoção veio para o Brasil houveram inclusive vários escândalos de grandes varejistas triplicando o valor dos produtos para então darem descontos de 60%.

Você deve tomar um cuidado especial principalmente nos e-commerces. É sempre muito fácil colocar um valor aleatório em um produto e em seguida riscar o preço dando desconto.

Existem outros casos em que o produto aparece por um valor na página inicial do site para atrair o cliente e o preço original no momento em que você vai finalizar a compra.  Sacanagem não é mesmo?

Cuidado com as armadilhas

Outra coisa que você deve prestar atenção para definir se é uma oferta de Black Friday ou Black Fraude é a qualidade do produto.

Independente do preço que você pague sempre terá direito a garantia e, se você comprar um mostruário deverá ser avisado.

É importante ficar atento porque há diversos golpes que às lojas podem aplicar contra você. Por isso, antes de fazer uma compra online verifique se a loja não está nesta lista negra da black friday do Procon.

A lista acima é uma lista do PROCON-SP que contém os sites que não são confiáveis para realizar compras devido a seu histórico de problemas não resolvidos.

Outra coisa que você deve checar ao comprar online é se o produto está mesmo em promoção porque nenhuma lei obriga que todos os produtos mostrados sejam de promoções. Pode acontecer de um produto estar próximo a outro e confundir o consumidor.

Para fazer compras online ter um antivírus, antispyware e um firewall é útil para garantir sua segurança. Mas não se preocupe apesar de não ser dos melhores às novas versões do Windows já vem com estes softwares de fábrica, basta não desativá-los e antes de fazer uma compra checar se eles estão ativados.

O motivo é simples, há muitos usuários mal intencionados querendo as informações do seu banco e cartão de crédito.

Não adianta apenas saber se é uma black friday ou black fraude, você precisa estar ciente das suas necessidades e do seu orçamento para não cair nas armadilhas do consumo.

Veja algumas dicas super úteis que separei para você não ser enganado nas compras de black friday.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Compare as diferenças de preço entre grandes varejistas

Que você jamais deve fazer compras sem uma boa pesquisa de preços você já sabe e na black friday não é diferente.

Veja sempre o preço em pelo menos três grandes varejistas na internet, desta forma você saberá se o produto que você está interessado realmente está em promoção.

Evite computadores públicos

Cuidado! Nunca faça uma compra em um computador público por razões de segurança.

Caso não tenha um computador ou notebook e queira comprar online, lembre-se que também pode fazer isso via tablet ou mesmo por um aplicativo no seu celular.

Cuidados com meios de pagamento

Ao realizar compras online de preferência para sites que utilizem os meios de pagamentos mais conhecidos como Paypal, PagSeguro e Mercado Pago.

Atenção aos prazos de entrega

O prazos de entrega normalmente são de até 7 dias úteis mas é preciso ficar atento ao que diz a informação do frete.

Também é importante verificar a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra.

Caso possua dúvidas sempre entre em contato com o vendedor antes de finalizar a compra.

Guarde a nota fiscal

Todos os produtos tem garantia e políticas de devolução.

Para que você não perca seus direitos deve guardar todas as informações referentes a compras tais como:

  • Número do pedido
  • Confirmação de pagamento
  • Código de rastreio do envio
  • Nota fiscal

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Segurança da loja

Se você vai comprar pela internet não se esqueça de verificar se a loja possui conexão de segurança.

Se isso é importante para o Google mostrar o resultado das páginas imagine para você.

Para saber se uma página é segura irá aparecer um cadeado verde e escrito seguro antes do endereço do site assim como está aparecendo na barra de endereços do seu navegador nesta página aqui da TopInvest.

No mais espero que você aproveite as ofertas válidas! Dúvidas, deixe para mim nos comentários abaixo será um prazer lhe responder.