Finanças e Investimentos

As Corretoras de Valores são seguras?

Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpf em 21 de julho de 2020
Junte-se a mais de 100 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para quem está começando a investir ou entrando no Mercado Financeiro, o que mais se ouve falar é que a melhor forma de investir é por meio das Corretoras de Valores.

Por que escolher as Corretoras de Valores?

Em nosso país há muitas Corretoras de Valores, que trabalham tanto com pequenos quanto para grandes investidores.

As Corretoras de Valores estão presentes no mercado de investimentos com inúmeras oportunidades e opções. Sendo que, são especiais em sua escolha por possuírem deferencial quanto tratamos, principalmente, de oferta de tipos de investimentos e até mesmo de rentabilidade.

Como escolher uma para você

É ainda relevante saber que antes de investirmos é essencial analisarmos quais os pontos que queremos seguir com o investimento.

Isso porque, uma pessoa não pode fazer algo que não tenha nexo com sua vontade de investimento.

Portanto, pense sempre em alguns requisitos:

  • Abertura de conta;
  • Variedade de produtos de investimentos;
  • Corretagem e facilidade para realizar aplicações.

Aposto que apesar de falarmos muito de Corretoras de Valores, você conhece alguma que existe em nosso país. Como:

Curso online Preparatório para Ancord AAI

Mas afinal, as Corretoras de Valores são seguras?

Apesar de tudo, como estamos mexendo com dinheiro – que é algo muito sério – muitas pessoas podem ficar se perguntando: ok, vou escolher uma, mas Corretoras de Valores são seguras?

A resposta para isso é SIM!

Isso mesmo, elas são realmente seguras para  as transações que você precisar, até mesmo – e principalmente – por conta de sua corretagem. A corretagem aquela que falamos nos requisitos para você poder escolher uma corretora.

Corretagem é a mesma coisa de você imaginar o corretor de seguros. Que de certa forma, é um representante comercial, onde o seu acordo não é diretamente com ele.

E dentro da Corretora de Valores acontece a mesma coisa. Pois, ela intermedia as suas operações financeiras e os seus investimentos com outras coisas. Da qual, a outra forma principal é na Bolsa de Valores.  

Mais de 4000 questões comentadas para sua certificação financeira

As famosas Clearing Houses

Essa tal de segurança existe porque existem as Clearing Houses.

Essas “empresas” são espécies de Instituições Financeiras e existem justamente para trazer segurança para as operações realizadas na Bolsa de Valores.

São um sistema que viabiliza a relação entre compradores e vendedores do Mercado Financeiro. Além de, registrar e processar as transações existentes.

Portando, é um procedimento que acontece o intermédio e que regulamenta a compra e venda de instrumentos financeiros. Assim, o mercado e as Corretoras de Valores se tornam seguras e eficientes.

Por isso que sempre dizemos que a corretora será um intermediário financeiro. E nesse sentido, se compramos ações de uma determinada empresa através da Corretora de Valores, essas ações não ficarão registradas em nome e nem arquivadas na mesma, mas sim na Clearing House, que neste caso é a própria bolsa.

Então, os investimentos presentes nesta plataforma estão super seguros com a corretora, não havendo nenhum motivo de preocupação por nenhuma parte.

Dica do Kléber

Uma única coisa que pode acontecer e é necessário você saber, é que eu, Kléber, sempre recomendo que não seja deixado nenhum dinheiro na conta corrente da corretora. Isso porque, se a mesma quebrar a única coisa que você está suscetível a perder está nesta própria conta corrente.

Quer passar em uma certificação Financeira?

Receba um e-book exclusivo com 7 dicas para ser aprovado!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *