O problema é universal. Sentir ansiedade na hora da prova, afinal, é algo que acomete todo mundo. Do ensino fundamental até a hora de tentar uma certificação, o nervosismo tem grandes chances de ser inimigo do nosso sucesso.

A não ser, é claro, que você leia todo esse artigo que escrevi especialmente para vocês, ansiosos e ansiosas. Aqui, eu compilei algumas dicas super práticas para você ir bem na prova, sem estresse.

1- Não espere para estudar para a certificação apenas na última hora

Esse tópico é tão importante que eu até já escrevi um artigo só sobre ele. A lógica é a seguinte: quem estuda na última hora, vai estudar sem nenhum planejamento. Por consequência, mal saberá por onde começar a revisão do conteúdo. 

Assim, muito estudo vai ficar para trás. Além disso, provavelmente não vai entender completamente o conteúdo que conseguir estudar. Na hora da prova, já sabe: a procrastinação não apenas vai ter um impacto negativo na sua nota, como também no seu estado emocional.

2- Faça, com antecedência, um planejamento para seus estudos

Se a dica anterior é um don’t, esta é definitivamente um do. Ou seja, completamente seu oposto. Uma rotina de estudos deve te ajudar a se concentrar no conteúdo com frequência. 

Se estudar todos os dias da semana, por exemplo, for impossível, estabeleça uma meta semanal. Aliás, lembre-se de estudar com qualidade. Em outras palavras, saiba que poucas horas de estudos, quando bem aproveitadas, são muito mais valiosas do que um dia inteiro de improdutividade e cansaço tentando se concentrar.

3- Mantenha a sua saúde em dia

Essa dica pode até parecer óbvia demais. Entretanto, a correria da rotina frequentemente nos faz esquecer de que a saúde física interfere, também, na nossa mente.

Tanto no dia da prova, quanto nos dias que a antecedem, lembre-se de estar hidratado, comer e dormir bem. Com a saúde em dia, você tem muito mais chances de conquistar a sua certificação.

4- Utilize materiais de qualidade para estudar

É bastante comum que as questões recebam atualizações ao longo do tempo. Por isso, se você não tiver um material atualizado para estudar, pode ter várias surpresas na hora da prova. 

Um material de qualidade, além disso, traz mais segurança para o momento. Isso porque, geralmente, esses tipos de apostilas e simulados são desenvolvidos por quem é especialista nas provas. Outra opção é realizar cursos preparatórios específicos.

Falando nisso, já deu uma olhada nos cursos da TopInvest?

5- Faça uma última boa revisão antes da prova

Alguns poucos dias antes da prova, faça uma revisão completa de tudo o que foi estudado. Aquela última olhada para refrescar a memória, sabe? 

Assim, você não vai acabar esquecendo de algo que leu ainda no começo dos seus estudos. Aqui, não posso deixar de lembrar você sobre a 2ª dica, sobre planejamento. Sem isso, você jamais teria tempo hábil para estudar tudo e, tão importante quanto, fazer uma boa revisão. Certo?

6- Tente relaxar nos momentos que antecedem o grande dia

Em um momento de ansiedade, compartilhar o sentimento com quem está na mesma que você alivia a tensão. Entretanto, tome cuidado. Afinal, às vezes, pensar nesse assunto sem parar pode te deixar nervoso.

Portanto, procure se distrair. Tente fazer, por exemplo, algo que você goste, como cozinhar, ler um livro ou sair para caminhar. Permita que a sua mente se sinta leve para prestar a prova com mais tranquilidade. Dessa forma…

…a ansiedade na hora da prova não vai mais ser um problema

É claro que, no dia de tentar a sua certificação, você vai se sentir nervoso. Isso é absolutamente normal. Entretanto, se conseguir seguir essas dicas, esse nervosismo não será mais um grande obstáculo.

E se a ansiedade na hora da prova ainda for algo que te assusta, lembre-se de que você pode contar com especialistas para te preparar para esse momento. Nós, da TopInvest, por exemplo, estamos aqui para te ajudar a conquistar suas certificações e ser um profissional top de linha.

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!