Todo mundo quer enriquecer não é mesmo? Mas ao mesmo tempo são pouquíssimas as pessoas que sabem como fazer isto. A melhor forma de aprender é sempre ficar ligado nestas pessoas que já chegaram lá, afinal como diz meu mentor: “Se você quer alcançar algo, observe quem já o fez”.

Então para te ajudar eu separei 7 gurus das finanças de áreas diversas para que você encontre seu mentor ideal.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

1) Robert Kiyosaki

Robert é mais conhecido pelo seu primeiro livro e maior BestSeller Pai Rico, Pai Pobre. Na época do lançamento, este livro causou uma grande polêmica porque Robert foi uma das primeiras pessoas a falar publicamente que sua casa é um passivo (tira dinheiro do seu bolso) e não um ativo (coloca mais dinheiro no seu bolso).

Hoje Robert é autor de diversos livros de educação financeira, criador do Jogo CashFlow e se tornou bilionário como investidor imobiliário. O maior dos ensinamentos do primeiro dos gurus das finanças pessoais é justamente ajudar os leigos a compreenderem o que é um ativo e o que é um passivo para uma pessoa física. Outro ensinamento forte de Robert é sobre o quadro que separa Empregados, Autônomos, Empresários e Investidores.

Segundo Robert para enriquecer você precisa se concentrar em comprar cada vez mais ativos e ficar longe dos passivos. A especialidade deste guru é o mercado imobiliário, então se você gosta de investir em imóveis esse é o cara.

2) Warren Buffett

Warren Edward Buffett é um mega investidor do mercado de ações, filantropo e presidente do conselho executivo da Berkshire Hathaway. Além de estar na lista das pessoas com maior capital do mundo Warren já ocupou o primeiro lugar em 2008 com um patrimônio de US$ 60 bilhões.

Uma frase muito marcante sua é “Não é necessário fazer coisas extraordinárias para conseguir resultados extraordinários … Ao investir periodicamente em um fundo de ações , o investidor que “não sabe nada” pode realmente superar a maioria dos profissionais de investimento.”

Outra frase muito marcante de Warren são suas regras sobre dinheiro:

  1. Nunca perder dinheiro
  2. Jamais esquecer da regra número 1

Assim como Robert é o cara dos imóveis o Warren é o mestre do mercado de ações americano. Se você gosta do mercado de renda variável pode aprender lições valiosas com o Oráculo de Omaha.

3) Chris Gardner

Talvez você não conheça Chris Garner pelo seu nome mas com certeza já viu sua história. Sabe o filme “A procura da felicidade” estrelado pelo Will Smith e o seu filho? Então. O filme é justamente sobre a história de Chris.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Há 36 anos Cris deu banho e dormiu com seu filho no banheiro de metro em São Francisco. Como você acompanhou no filme Chris deu a volta e hoje tem um patrimônio gigantesco e também é considerado um dos maiores gurus da finanças em nível global além de ser um exemplo de superação para muitos.

As duas lições mais importantes são:

  • Não aceite o plano B: Você deve ficar completamente comprometido com o plano A, e não dividido entre o plano A e o plano B. Se você fica dividido ao invés de focado as suas chances de sucesso são drasticamente reduzidas;
  • A cavalaria não vai vir lhe ajudar: Não adianta choramingar e esperar ajuda. Tudo na sua vida depende única e exclusivamente de você. Você precisa fazer as coisas acontecerem sozinho porque é a única coisa que você realmente controla.

O Chris Garner é a pessoa ideal para quem está precisando de motivação e um exemplo marcante de como é possível vencer na vida saindo do zero absoluto.

4) Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é o maior dos gurus das finanças do Brasil. Gustavo é autor de muitos livros de investimentos, finanças pessoais e empreendedorismo sendo considerado por muitos a principal referência em educação financeira em território nacional.

Um de seus livros, Casais Inteligentes Enriquecem Juntos deu origem a famosa trilogia cinematográfica: “Até que a Sorte nos Separe”. A frase mais marcante é “Enriquecer é uma questão de escolha”. Diferente dos acima citados o Gustavo Cerbasi fala um pouco de cada área ligada a dinheiro. 

Em alguns livros Gustavo fala sobre como como criar um planejamento financeiro, em outros sobre empreendedorismo e outros livros ainda tratam de investimentos. Para quem tem dificuldades de se organizar com o próprio dinheiro o Cerbasi é a pessoa mais indicada.

5) Erico Rocha

O Erico Rocha não é exatamente um guru das finanças. A grande especialidade dele é o empreendedorismo e marketing digital. Diferente dos profissionais acima citados o Érico é extremamente ativo em todas as formas online de conteúdo.

Todos os dias o Érico coloca novos vídeos em sua página do Facebook, novos conteúdos no YouTube, seu blog, podcast… É muito conteúdo gratuito para te ajudar a entrar de cabeça no mundo do empreendedorismo.

O maior objetivo do “Fórmula de Lançamento” (produto criado pelo Érico) é te ajudar a criar um negócio online do absoluto zero ou alavancar o seu próprio negocio seja ele online ou não. 

Um dos materiais gratuitos mais interessantes do Érico é a série de vídeos chamada “Sacadas do Empreendedor” onde durante 365 dias ininterruptos ele deu uma idéia genial que você pode usar nos seus negócios. Uma das frases que mais gosto do Érico é que “A maioria das pessoas não querem o seu produto. Elas querem a transformação que seu produto vai trazer para elas.”

Empreendedorismo faz parte do seu planejamento estratégico para revolucionar a sua vida financeira? Então você deve ficar grudado no Érico Rocha.

6) Brian Tracy

Brian Tracy é um Coach americano que já prestou consultoria a mais de 1.000 empresas e ajudou mais de 5 milhões de pessoas em 5 mil conversas e seminários ao redor dos EUA, Canada e outros 70 países ao redor do mundo. Tudo isso é claro sem falar que Brian é autor de mais de 70 livros relacionado a finanças, investimentos e negócios.

A frase que mais gosto dele é:

“No mundo corporativo você não precisa ser 100% melhor que seu concorrente. 1% já pode lhe contribuir com 100% de aproveitamento.”

Você pode saber mais sobre a imensidão de conteúdos de Brian acessando o site dele.

7) Barry Sternlincht

Como temos muitos leitores aqui da TopInvest que são bancários não poderia acabar esse artigo sem um dos gurus das finanças que trabalhe neste mundo. E o cara é Barry Sternlincht.

O Novo Investidor - Tudo sobre Investimentos, Finanças e Economia

Este é o fundador, diretor e CEO do Starwood Capital Group. O maior fundo de investimentos do planeta com 51 bilhões de dólares em recursos sendo administrados. Outra função que Barry acumula é ser o presidente do Starwood Property Trust. O maior REIT (nome dado aos fundos imobiliários nos EUA) de hipotecas comerciais.

A frase dele que mais gosto é “Preste atenção com os grandes temas, porque são eles que vão te ajudar a ganhar dez vezes mais dinheiro”. Quem melhor do que o maior gestor de recursos do mundo para se inspirar?

Gostou do conteúdo? Sabia que temos muitos vídeos sobre certificações e investimentos no nosso canal do Youtube? Clique aqui para conhecer!